CRECI 1621-J

17a Região-RN

Realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel

requer muito planejamento e organização. É preciso estudar e analisar todas as opções. E nós, da Aliança Imobiliária, podemos te ajudar a escolher o melhor imóvel para você. Preencha os seus dados ao lado que entraremos em contato.
E se você acredita que está pronto para dar esse importante passo, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a fazer uma compra tranquila.
1) Faça um planejamento financeiro

Organizar os seus ganhos e gastos em uma planilha, calculando o quanto sobre a cada mês é muito importante para a concretização da casa própria. Dessa forma é mais fácil visualizar o seu orçamento, quanto você gasta mensalmente e o que pode ser cortado, além de determinar quanto você pode investir na sua futura propriedade.

 

Outra dica é avaliar a possibilidade de usar a sua poupança ou outras aplicações. Quanto maior o valor da entrada na compra, menores serão as parcelas mensais.

2) Pesquise!

Para encontrar um bom imóvel para morar é necessário pesquisar com muita calma antes de fechar qualquer tipo de negócio. Lembre-se que esse será um investimento grande e envolverá uma boa quantia de dinheiro. Por isso, alguns detalhes muito importantes não podem ser esquecidos.

 

A localização é um fator essencial na hora de escolher a sua nova casa. Avalie, por exemplo, se as ruas são pavimentadas e iluminadas. Pontos de ônibus e comércios também são importantes, pois são fundamentais para a qualidade de vida. Entre os mais importantes estão os supermercados, padarias, escolas, farmácias, postos de saúde, entre outros.

 

Outo fator é a segurança. Veja se há policiamento nas ruas e se existem delegacias de polícia ou postos policiais nas adjacências. Assistir o noticiário e conversar com os moradores da região também ajuda a avaliar se o local é seguro ou não.

3) Escolha o imóvel que combina com você

Tenha as suas necessidades e o que você pode pagar por elas bem definido. Além de decidir o tamanho do imóvel, pense se é melhor comprar um novo ou um usado.

 

Os usados costumam ter preços mais acessíveis, mas, ao mesmo tempo, podem demandar custos extras elevados com reformas. Uma boa dica é acompanhar os feirões das construtoras e lançamentos para saber dos novos empreendimentos e as condições para compra dos imóveis.

4) Procure a forma de pagamento mais confortável para você

Estude cuidadosamente qual é a forma de pagamento mais confortável para você. É importante saber quais são as formas de compras possíveis, de acordo com o seu orçamento mensal. Carta de crédito de consórcio, financiamento bancário e aplicações financeiras podem ser boas opções para fazer seu dinheiro render e possibilitar uma melhor compra.

 

Uma boa dica é primeiro tentar juntar uma boa entrada, pois ela reduz o valor a ser financiado. E caso seja mesmo necessário o financiamento, fique atento ao valor da parcela. Ela deve caber no seu orçamento sem causar maiores problemas.

 

Além disso, não se esqueça de pesquisar uma instituição financeira de confiança para fazer o financiamento. A taxa de juros geralmente varia pouco de uma para outra. Mas é importante que o valor pago mensalmente não ultrapasse 30% do total da renda familiar líquida.

5) Cuidado com gastos extras

Fique atento. Muitas pessoas consideram apenas o valor da venda na hora de comprar o seu imóvel, mas a realidade é que você precisará arcar com custos para finalizar o sonho do primeiro imóvel.  Na transferência em si já existem alguns impostos e taxas que não são muito baratos, especialmente em propriedades mais antigas. Os mais comuns são:

 

- ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): Essa cobrança é realizada pela prefeitura e o valor pode variar conforme a cidade em que o imóvel está localizado.

 

- Escritura: É o documento que expressa a vontade do comprador e vendedor de negociarem o imóvel. Para compras à vista, a elaboração da escritura deve ser feita imediatamente. Já para imóveis financiados, o próprio contrato com o banco faz esse papel.  Dessa forma, a escritura tem a função de formalizar as obrigações do negócio, para ambas as partes, além de efetivar a vontade da compra e venda pelos envolvidos.

 

- Registro: É o documento que consolida efetivamente a transferência do bem para o novo titular, que então passa a ser o proprietário e responsável por arcar com as despesas do imóvel, como o IPTU e taxa de condomínio.

 

Além disso, também há também a taxa de condomínio, que costuma ser maior nos bairros mais nobres das grandes cidades, e os custos ordinários, como contas de luz, água, gás e telefone.

6) Atenção antes de finalizar a compra

Antes de finalizar a compra, é importante estar atento a alguns detalhes. Se você for comprar um imóvel novo, ainda na planta, lembre-se de pesquisar sobre a construtora. Visite apartamentos construídos por elas e converse com outros compradores.

 

Também é interessante contar com a ajuda de um advogado para avaliar toda a documentação e verificar se tudo condiz com as informações passadas pelo corretor. Pode não ser tão barato, mas é um jeito de evitar gastos e surpresas desagradáveis no futuro.

7) Quais são os documentos necessários?

Para comprar o seu imóvel com a Aliança Imobiliária, não esqueça de trazer os seguintes documentos:

 

- RG/CPF;

- Certidão de nascimento, casamento ou união estável registrada em cartório;

- 3 (três) últimos contracheques ou comprovantes, conforme o caso;

- Imposto de renda (complete e com recibo);

- Carteira profissional (páginas específicas: foto, qualificação civil e contrato de trabalho) e cartão do PIS;

- Extrato do FGTS atualizado;

- Comprovante de residência com data atual em nome do proponente principal (boleto bancário, telephone, Cosern ou cartão de crédito do mês atual).

ANUNCIE AGORA

Quer vender ou alugar?

Insira o selo de qualidade Aliança Imobiliária em seu imóvel e aumente as possibilidades de alavancar um excelente negócio

Fale Conosco

Av. Amintas Barros, 3054, Lagoa Nova, Natal/RN

(84) 3234-3333

(84) 99127-0004

Simule seu financiamento

© Aliança Imobiliária. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por
Preencha para falar no Whatsapp